•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Artesanato é fonte de desenvolvimento para mulheres do Estrela Nova

  • 0

Artesanato é fonte de desenvolvimento para mulheres do Estrela Nova

Category : Notícias

Bastaram três meses de encontros quinzenais para que 12 mulheres do entorno do Movimento Comunitário Estrela Nova descobrissem uma nova possibilidade de renda e até mesmo de passar o tempo: o trabalho manual.
artesanato02Com o objetivo de fortalecer as participantes e emancipá-las por meio da arte, a equipe de assistentes sociais da organização promoveu oficinas de artesanato e rodas de conversa no período de março a junho, com a colaboração de duas estagiárias e dois oficineiro voluntário.

Artes em MDF, costuras em tule, pedrarias em chinelos, sabonetes e toalhas customizadas foram as peças desenvolvidas. Elas foram expostas e vendidas no encerramento do projeto, que aconteceu no dia 29 de junho. “Nossa intenção maior era apropriar essas mulheres financeiramente, mas o resultado foi além. Elas melhoraram a autoestima e ampliaram o olhar para novas conquistas”, afirma a assistente social Maria de Fátima Melo.

A fim de comemorar o resultado do trabalho, a equipe presenteou cada mulher com um kit composto por suas primeiras confecções. Na última roda de conversa, cada participante expressou seus sentimentos pela experiência vivenciada.

Simone dos Santos Silva, 36 anos, é diarista e revelou que os dias de oficina eram sagrados, por isso, não trabalhava às quartas-

artesanato03feiras. “Eu cheguei depressiva, buscando algo que me alegrasse. Hoje, eu posso dizer que me sinto viva, graças ao apoio e carinho da equipe. Foi um período maravilhoso de descobrimentos e aprendizados”, conta alegremente.

A continuidade do projeto ainda está em processo de avaliação, mas as assistentes afirmam que os contatos entre todos serão mantidos e que elas estão disponíveis para o que precisarem.

O Estrela Nova parabeniza toda a equipe pelo importante trabalho desenvolvido e, também, parabeniza o grupo de mulheres pelo aproveitamento que tiveram, resultando no seu desenvolvimento pessoal e em lindas peças artesanais.

Para ver mais fotos, clique no album.

Grupo Artesanato


 

 

 

 

 

 

 

 


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim