•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Aurita Evangelista – Professora de Desenvolvimento Infantil

  • 0

Aurita Evangelista – Professora de Desenvolvimento Infantil

Category : Nossas Estrelas

aurita

É difícil encontrar alguém que não tenha se encantado com seu jeito doce, sereno e acolhedor. Aurita de Souza Evangelista, 59 anos, é Professora de Desenvolvimento Infantil e acumula 14 anos de trabalho no Centro de Educação Infantil do Movimento Comunitário Estrela Nova.

Mineira, casada e mãe de dois filhos, Dona Aurita – como é conhecida – concluiu o Magistério em sua terra natal, na década de 1980, e aceitou o desafio de dar aulas para uma turma mista, de terceira à quarta série, durante três anos.

Em 1983, mudou-se para São Paulo, na região de Interlagos. A casa própria foi conquistada em 1990, no Jardim Helga, Campo Limpo, onde mora até hoje.

O envolvimento de Aurita com o Estrela Nova aconteceu depois de alguns anos, em 2002, quando uma conhecida, que trabalhava na instituição, a incentivou de mandar um currículo. “Fiz a entrevista, mas em seguida fui viajar e fiquei cerca de um mês em Minas Gerais. Quando voltei, eles ainda estavam me esperando”, relembra a professora com surpresa.

Sua intenção era trabalhar apenas seis meses, mas quando conheceu o processo de trabalho se encantou. “O calor humano aqui é sem igual. Fui tão bem acolhida que o trabalho que deveria terminar em seis meses se estendeu para 14 anos”, afirma com alegria.

Passando pelas turmas de Berçário 1 e 2 e Mini Grupo 1, a professora percebeu que sua vocação era cuidar dos bebês, apesar do trabalho braçal. “Eu tinha um sonho: adotar duas crianças, porque queria ser mãe de quatro filhos e só tive dois. Cuidando desses pequenos, meu sonho já foi realizado”, comenta gratificada.

Nestes 14 anos de casa, Aurita teve no Estrela Nova muitas oportunidades de desenvolvimento, entre elas, a de cursar a faculdade de Pedagogia. Agradecida, ela comenta: “Um momento marcante para mim foi ver a Emi (coordenadora geral) e a Marisa (diretora da creche) na cerimônia da minha formatura, que foi realizada em um lugar distante. Para mim isso foi um ato de amor e respeito”.

Sobre sua herança que deixa para o Estrela Nova, ela afirma que são as sementinhas do amor e da confiança legadas para as famílias. “Aqui no berçário, eles chegam assustados. Os bebês choram, as mães choram, por isso nós recebemos o filho em um braço e mãe no outro, para que ambos se sintam bem.”

Aurita define a creche como um oásis no meio da comunidade. “Aqui é um porto seguro. Amo o que eu faço, é perto da minha casa, meu netinho fica aqui… Esse espaço é tudo!”, completa.

O Estrela Nova permanece em seus planos futuros. Ela pretende aposentar-se na casa e prosseguir trabalhando como voluntária, além de cursar uma pós-graduação na área infantil.

“Sou grata a este lugar! E, já que sou porta voz das minhas crianças, porque elas ainda não falam, agradeço em nome de todas que são atendidas e por todas que já passaram por aqui.”

O Estrela Nova agradece a dedicação e o carinhoso trabalho que Dona Aurita desenvolve com as crianças e suas famílias, desejando-lhe a realização de seus novos sonhos.

 


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim