•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

“Chefe Aprendiz” capacita jovens do Estrela Nova em gastronomia

  • 0

“Chefe Aprendiz” capacita jovens do Estrela Nova em gastronomia

Category : Notícias

Um grupo de 17 jovens do Centro para Juventude do Movimento Comunitário Estrela Nova, está passando por uma experiência inédita na organização. Participam do projeto “Chefe Aprendiz”, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social na área da gastronomia.
DSC05520O projeto, idealizado por Beatriz Mansberger e pelo chef pátissier Phillip Hatt, prevê 16 encontros semanais com exposições teóricas e aplicação prática. O encerramento do curso terá uma competição final avaliada por um corpo de jurados. Além do aprendizado, o curso abre a possibilidade da oferta de vagas de emprego em comércios da área.

O curso, constituído por oficinas, começou em abril, com aulas ministradas por vários chefs de cozinha. Até agosto, a turma conhecerá um cardápio variado que contempla desde a alimentação do dia-a-dia, até a comida regional brasileira e de outros países.

Segundo Renata Aquino, coordenadora do CJ, o Estrela Nova buscou essa iniciativa visando possibilitar aos jovens diferentes vivências e olhares sobre o mundo do trabalho. “Esperamos que eles aprendam a cozinhar e, mais ainda, que eles desenvolvam ações proativas, uma atitude ética, o cuidado, o empenho nas relações e nas tarefas de trabalho”, completa.

O mais novo da turma, Emerson Conceição Silva, de 14 anos, relata que o ambiente é muito acolhedor e que em lugar nenhum foi tão bem recebido. E que seu orgulho é ver alguém feliz por experimentar sua comida.

A primeira edição do Chefe Aprendiz aconteceu em Paraisópolis, em 2015, e possibilitou oportunidades de trabalho a 80% da turma, dos 18 participantes.Eles ainda contribuíram para o início desta segunda edição, potencializando a captação de recursos via financiamento coletivo.

Os jovens do Estrela Nova já estão na metade do curso e Cristian Xavier dos Santos, de 17 anos, afirma que é um passo muito grande para ele, que quer se tornar um verdadeiro chef de cozinha. “É uma experiência gratificante. Na turma não há rivalidades, pelo contrário, um ajuda o outro e me inspiro muito com a sinceridade e humildade dos educadores”, conta o jovem que já fez planos de conseguir um estágio e depois prosseguir seus estudos na Itália.

Há no grupo aqueles que não querem seguir a profissão, mas perceberam a oportunidade de novas descobertas, como Tiago Figueiredo, de 18 anos. “Para mim tem
DSC05536sido um desafio, porque desconheço totalmente essa área. Mas é interessante conhecer o perfil de cada chef, suas histórias de vida e como eles lutam para chegar onde estão e se tornarem especialistas. É esta postura que quero seguir.”

Para todos os companheiros, Cristian deixa uma mensagem: “Não importa qual seja sua classe social. Se você tem um sonho, corra atrás e persista, porque muitas pessoas irão ajudar, como o Estrela Nova, que acredita no sonho do jovem”.

O Estrela Nova agradece aos idealizadores do projeto Chefe Aprendiz e a todos os seus parceiros, por viabilizarem esta importante iniciativa na região e parabeniza os jovens participantes, que aproveitam essa grande oportunidade.

Para ver mais fotos, clique no album abaixo.

Chefe Aprendiz


 


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim