•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Competição define jovens talentos da gastronomia no Estrela Nova

  • 0

Competição define jovens talentos da gastronomia no Estrela Nova

Category : Notícias

A segunda edição do projeto “Chefe Aprendiz” aconteceu no Movimento Comunitário Estrela Nova de abril a agosto deste ano, capacitando 17 jovens do Centro para Juventude no ramo da gastronomia.

Durante 16 encontros teóricos e práticos com vários chefs de cozinha, a turma aprendeu diversas variações de cardápio e preparou-IMG_20160806_094422757se para o grande momento do curso: a competição final. Ela marca o encerramento do projeto e a oportunidade de emprego para os participantes.

A cozinha da Academia Bunge, em  Mirandópolis, foi palco da competição, no dia 06 de agosto e contou com a participação de 40 pessoas.

Divididos em quatro grupos, cada equipe preparou um menu constando de entrada, prato principal e sobremesa, já testado antecipadamente.

O grupo de jurados foi constituído pelos representantes dos restaurantes Rufinos, Dinho’s, Clos, La Mar, Trindade, Cantaloup, da fábrica de pães Premium Bread e da rede de cantinas escolares Gellers.

“No começo eles estavam apreensivos. Na medida em que os pratos estavam tomando forma, eles se acalmaram e ganharam confiança”, observou a chef Pina Di Nuovo, que acompanhou a turma desde o início do curso.

Bruno Silva Ribeiro dos Santos, 18 anos, foi o grande vencedor da competição. Ele fez parte do grupo que ganhou o primeiro lugar, com um cardápio composto de salada de grãos com coalhada, carne seca na moranga e bolo de rolo. ”Agradeço a todos que acreditaram em nós. É um projeto lindo e tivemos sorte de fazer parte dele. Quero ajudar a expandi-lo, para que outros jovens tenham a mesma oportunidade”, agradeceu Bruno, novo integrante do Restaurante Trindade.

O vice-campeão, Cristian Xavier dos Santos, 17 anos, estava na segunda equipe vencedora, que apresentou um menu com bruschetta, ratatouille com frango ao curry e panna cotta. ”Todos se entreajudaram, independente da competitividade e deu tudo certo. Vou aproveitar essa experiência no Dinho’s e voltar ao Estrela Nova com a notícia que me tornei um chef de cozinha”, afirma.IMG_20160806_094826387

Carla Mayane Pires dos Santos, 18 anos, ficou em terceiro lugar e escolheu estagiar na Gellers.

A equipe, orgulhosa pelo desempenho da turma, deixa uma mensagem: “A vida profissional vai exigir sempre grande competitividade, mas não deixem de priorizar a compaixão, o espírito de equipe e o respeito”.

A terceira edição do projeto Chefe Aprendiz já está confirmada, mas ainda sem local definido para sua realização.

O Estrela Nova agradece à equipe do projeto e a todos os parceiros, inclusive as responsáveis pela cozinha da entidade, que contribuíram para a realização desse belo trabalho e parabeniza todos os jovens pelo aproveitamento do curso, desejando boa sorte em seus novos caminhos.


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim