•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Eliomar Costa – Assistente administrativo

  • 0

Eliomar Costa – Assistente administrativo

Category : Nossas Estrelas

eliomar

Entre um grupo numeroso de mulheres do Movimento Comunitário Estrela Nova, Eliomar Nascimento Costa é um dos poucos colaboradores do time masculino.

Aos 43 anos de idade, pai do Arthur (9) e de Lívia (8), Eliomar integra a área administrativa da organização há 13 anos, como assistente administrativo. Nasceu em Vitória da Conquista (Bahia) e aos 17 anos veio para São Paulo, onde iniciou sua vida profissional trabalhando em diversos ramos de atividade: de lava-rápido à manutenção de jardinagem, até ser contratado como office boy em um escritório, que mais tarde lhe ofereceria o cargo de auxiliar e a possibilidade de iniciar-se na área financeira.

O primeiro contato de Eliomar com o Estrela Nova deu-se em 2000. Sua esposa Valderez, que trabalhava como secretária de Tessy Hantzschel, uma das diretoras da organização, o envolveu nos mutirões voluntários de limpeza da creche.

Três anos mais tarde, em 2003, Eliomar encontrava-se insatisfeito com seu atual emprego, em razão da falta de estabilidade como funcionário terceirizado. Quando Tessy tomou conhecimento da situação ofereceu-lhe a oportunidade de trabalhar na área administrativa do Estrela Nova, que estava crescendo e precisava de mais uma pessoa para dar conta das demandas do serviço.

Eliomar conta que a mudança de setor – de empresa privada para organização social – foi difícil. “A responsabilidade era a mesma, mas os processos de trabalho eram diferentes e precisei me adequar”, explica o colaborador. Para entender o novo cenário de trabalho ele realizou cursos de treinamentos e participou de palestras, promovidos pela Prefeitura de São Paulo e pelo Centro de Referência da Assistência Social.

Hoje, após treze anos de experiência, Eliomar considera-se uma liderança da área no Estrela Nova e atribui esse crescimento, entre outros fatores, à bolsa de estudos que lhe foi oferecida para concluir a faculdade de Ciências Contábeis, no Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP. “Foi uma grande ajuda, porque sozinho não teria condições, tendo família e despesas para arcar”, reconhece o colaborador.

Eliomar lembra com satisfação um fato marcante: recorda o processo mais difícil já enfrentado pela organização, segundo ele. “Em 2013, a administração sofreu um grande abalo financeiro e foram necessárias muitas mudanças e busca de pessoas de fora para nos ajudar”, explica o assistente da área, que também viu esse momento como o de maior aprendizado. “Foi um momento de dificuldade que trouxe muita informação e troca de experiências, permitindo a construção de conhecimento e uma das maiores vitórias do Estrela Nova: a implantação de ações de governança”, completa.

Sobre seu futuro, Eliomar é franco e objetivo. Ele pretende ficar ainda mais tempo no Estrela Nova e fazer o que mais lhe dá satisfação – transmitir sua experiência e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Seu desejo: orientar futuros jovens-aprendizes – um projeto de contratação da entidade – preparando-os para o mercado de trabalho.

“O vínculo que tenho com a organização é muito forte. Trabalho perto de casa, o que permite maior convivência com meus filhos – que também são atendidos pelo espaço – e tenho autonomia e liberdade para trabalhar e me expressar. Por isso, trabalhar aqui faz muito bem a mim e a minha família”, conclui.

O Estrela Nova agradece excepcionalmente ao Eliomar, por todos esses anos de dedicação e luta pela justiça e pela verdade no trabalho desenvolvido pela entidade, e deseja-lhe sucesso em seus planos e muitas realizações para sua família.


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim