•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Estrela Nova é palco de manifestações artísticas inspiradas no Acre

  • 0

Estrela Nova é palco de manifestações artísticas inspiradas no Acre

Category : Notícias

A Caravana Mundo Palco chegou ao Movimento Comunitário Estrela Nova em 17 de fevereiro, depois de percorrer um longo trajeto que teve início em Rio Branco (Acre), passando por Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MGS). Sua missão: “Compartilhar um pouco da riqueza cultural acreana com outras regiões do país, além de pesquisar e difundir a cultura popular brasileira”.
DSC03875O grupo de dez artistas preparou um dia de muitas intervenções – oficinas de percussão, espaço de leitura, pinturas de rosto, vivência do sagrado feminino com mulheres e homens, interação com palhaços e shows de músicas regionais acreanas – envolvendo crianças e adultos da organização.

Em troca, as turmas do Centro para Crianças e Adolescentes apresentaram sua arte por meio da dança. Aproveitando o encontro de diferentes culturas, os educadores do CCA e uma integrante da Caravana fizeram uma apresentação combinando movimentos de hip hop e dança tribal.

“As apresentações foram muito ricas e despertaram em nós a possibilidade de trabalhar com os talentos locais, afinal em qualquer lugar há algo a ser mostrado e valorizado”, afirma a escritora do Mundo Palco, Antonia Tavares, que também ministrou uma oficina de construção metodológica do projeto Diário de uma Mulher, com as assistentes sociais dos núcleos.

A organização tornou-se destino do Mundo Palco por intermédio de Amanda Schoenmaker, filha dos fundadores do Estrela Nova, que há sete anos vive no Acre. Amanda percebeu na atuação do grupo a possibilidade de difundir sua arte e promover a troca cultural pelo Brasil. “Estar aqui é muito especial, porque eu nasci nessa rua. A opção que fiz agora pelo projeto é reflexo da opção dos meus pais em mudar para cá e ir ao encontro do que é diferente das nossas origens”, explica a cantora.

Denise Auresco, coordenadora financeira da ONG, diz que “a presença dos artistas trouxe para o Estrela Nova uma alegria contagiante, despertando sonhos e proporcionando momentos enriquecedores e de muita aprendizagem”.

DSC03803

A próxima parada do grupo será em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e a meta é percorrer 17 estados brasileiros até dezembro deste ano, realizando ações em postos de gasolina e nas comunidades do entorno. Para isso, eles contam com um ônibus adaptado para a viagem e com articulações locais de pessoas, instituições e coletivos.

“Nossa expectativa é encontrar outros lugares que abram as portas e nos acolham, para que possamos compartilhar nossa bagagem e receber a bagagem das outras pessoas também”, deseja Amanda.

O Estrela Nova agradece à Caravana Mundo Palco pela escolha deste espaço para manifestação da sua arte e parabeniza a todos pela corajosa e estimulante iniciativa de transmitir as belezas acreanas pelo país, desejando-lhe boa sorte nessa grande jornada.

Para ver mais fotos, clique no album abaixo.


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim