•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Jos Schoenmaker – Consultor em Desenvolvimento Humano e Organizacional

  • 0

Jos Schoenmaker – Consultor em Desenvolvimento Humano e Organizacional

Category : Nossas Estrelas

joe

Psicólogo de formação e consultor em desenvolvimento humano e organizacional por IMO-Brasil, Jos Schoenmaker tem sua vida atrelada à história do Movimento Comunitário Estrela Nova muito antes de sua fundação, há 31 anos.

“Construir, junto com a comunidade local, uma vida melhor para todos”. Este foi o sonho que impulsionou Jos a mudar-se, com sua esposa Emi e duas filhas, para a região do Campo Limpo, em 1978.

O casal tomou como objetivo enfrentar os problemas que havia nos jardins Helga, Paris e Elizabete e, para isso, uniu-se a outras pessoas da comunidade que comungavam dos mesmos ideais.

Grupo de costura, mutirões para canalização de esgotos, pavimentação de vielas, construção de um centro comunitário, de uma padaria, de uma creche e alfabetização de adultos foram os primeiros resultados dessa mobilização.

Jos, especificamente, esteve na articulação dessas e de muitas outras ações, intermediando parcerias com fundações nacionais e holandesas, como Samuel, Wilde Ganzen e ICCO. Além disso, contribuiu na preparação de documentos para legalizar a existência da entidade e assim pleitear apoio governamental ao trabalho realizado.

“Me lembro de toda a vizinhança sentada num domingo à tarde na área em frente à nossa casa, para formamos a chapa da 1a diretoria e formalizarmos o Estatuto da entidade”, recorda o fundador  sobre o dia da instituição do Estrela Nova, em 15 de julho de 1984.

Depois desta data, ao decorrer de três décadas, Jos sempre esteve, direta ou indiretamente, envolvido com os passos da organização. Já foi membro dos conselhos e, atualmente, faz parte da diretoria, que pensa estrategicamente em muitos assuntos, entre eles, a renovação das lideranças – cuidando para que o impulso, que está na origem de todo este trabalho, permaneça nos corações das pessoas que hoje são responsáveis.

Jos se define como um dos que “plantou a semente” de uma árvore que hoje está vigorosa, graças ao trabalho dedicado de muitas mãos. E ainda parafraseia um dito de Bertold Brecht, afirmando que as pessoas imprescindíveis – aquelas que lutam por toda a vida – são, na verdade, as mulheres que fizeram do Estrela Nova o que hoje ele é.

Assim como toda boa semente que dá bons frutos, em 2006, devido ao significativo trabalho realizado no Campo Limpo, Jos e Emi foram condecorados pela Rainha da Holanda como Cavaleiros da Ordem de Oranje Nassau, no Museu da Casa Brasileira.

Em 31 anos, Jos considera o Estrela Nova uma fonte de realização, que dá a ele a sensação de dever cumprido. E espera, assim como outros fundadores, que a organização continue crescendo e se desenvolvendo, sem perder o “bom espírito” que está em seu alicerce.

“Tenho orgulho de fazer parte do Estrela Nova, uma entidade que hoje é referência em toda a região pela qualidade de seu trabalho e de sua gestão”, completa.

O Estrela Nova agradece, de modo muito especial, a todo o empenho e carinho que Jos dedicou e ainda dedica à organização, sendo uma das primeiras mãos a formarem essa grande estrela.


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim