•  
“Quanto mais a gente cresce, mais gente a gente ajuda a crescer”

Mauro Chiavassa – Professor

  • 0

Mauro Chiavassa – Professor

Category : Nossas Estrelas

mauro

Dentre todas as nossas estrelas, esta é a mais autêntica. Mauro Chiavassa, o conhecido “Maurão”, brilhou por muito tempo no Movimento Comunitário Estrela Nova com sua amizade, simplicidade e disposição. Hoje, ele brilha nos corações daqueles com quem conviveu.

Nascido em uma humilde família de professores, Mauro iniciou sua carreira na década de 1970 e acumulou 45 anos de profissão como professor de português, inglês, matemática e história, dando aulas em colégios particulares, como Guilherme Dumont Villares e Anglo Morumbi, em cursinhos como o Universitário e em organizações sociais, como o Estrela Nova e o Instituto Reciclar – onde ministrou a última aula de sua vida.

Seu primeiro contato com o Estrela Nova aconteceu em 2006, quando participou da Festa Julina da organização, junto com sua esposa Marisa Chiavassa – que, na época, era candidata à diretora do Centro de Educação Infantil.

Com a entrada de Marisa no Estrela Nova, Mauro abraçou a causa da organização e, desde então, trabalhou voluntariamente ajudando em eventos, em campanhas, dando aulas de inglês para os jovens do Centro para Juventude e se mantendo sempre disponível para o que precisasse.

Marisa, orgulhosa, enfatiza que seu esposo deixou um legado de amizade e sinceridade ao Estrela Nova. “As pessoas confiavam nele e contavam com ele”, afirma lembrando-se de várias situações em que Mauro foi protagonista de boas ações.

Entusiasmado com o Estrela Nova, Mauro envolveu sua rede de amigos, professores e alunos do ambiente particular na realidade comunitária e com o trabalho das organizações, firmando parcerias que permanecem até hoje. Frutos de seu olhar social e do almejo por uma sociedade mais justa, pacífica e solidária.

Com 61 anos de idade, 37 anos de casamento e três filhos, Mauro faleceu em 22 de junho de 2015, vítima de uma parada cardíaca. Foi um homem que viveu para a família, para os amigos e para a educação. Trabalhou muito, influenciando e formando muitas pessoas.

Marisa comenta que ele deixou um cuidado especial com todos com quem conviveu, porque cada um fala algo sobre ele. “Acredito que todas as formas de homenagem e carinho geram uma energia que chega até ele”.

O Estrela Nova se sente privilegiado por fazer parte da vida de Mauro Chiavassa e agradecido por tudo o que ele fez em prol do desenvolvimento da organização. Na esperança de que outros levem adiante sua busca por um mundo melhor, repetimos a frase que marcou sua vida e sua lápide, inspirada em sua participação na cerimônia do Poste da Paz, no Estrela Nova: “Que a Paz Prevaleça na Terra!”.


Leave a Reply

Faça sua doação

Busca

Receba nosso Boletim